Análise crítica sobre o processo ensino-aprendizagem e suas interfaces. As relações de fracasso escolar com a escola, a família e a sociedade. Formação do professor e o aluno com necessidades educativas específicas. A diversidade das dificuldades de aprendizagem. Políticas públicas em educação inclusiva.
Conhecimento de fonética e fonologia do português brasileiro; os processos fonológicos envolvidos no desenvolvimento normal e no desenvolvimento com desvio fonológico evolutivo; a relação fonema e letra; tipologia de erros presentes na escrita; dislexia, consciência fonológica.
Ementa: Esta disciplina focaliza a área das altas habilidades, oportunizando uma visão sobre conceitos, terminologias, idéias errôneas, legislação, políticas para inclusão, características do aluno, estratégias de identificação e práticas educacionais de atendimento. Abordaremos o papel da família no desenvolvimento das altas habilidades/superdotação.
Ementa: Definição sobre a Deficiência Visual, abordando causas, patologias e modos de prevenção; O trabalho psicopedagógico com o DV, apresentando métodos, recursos específicos e planejamento adequado; Inclusão do DV, amparada por Lei, com as adaptações curriculares, através da utilização de tecnologias assistivas.
Ementa: Discutir a construção do Sujeito Surdo a partir da sua singularidade identitária e cultural; Apresentar estudos atuais sobre a Pedagogia Surda como uma forma mais eficiente no processo Ensino\Aprendizagem para Surdos.
Ementa: Redigir relatórios e artigos científicos e apresentação integradora dos trabalhos produzidos pelas cinco disciplinas básicas do curso com a participação de todos os professores formadores.